Sindicalistas esvaziam pneus de ônibus e impedem saída de coletivos no Terminal Parque Dom Pedro, no Centro de SP
12/02/2026
(Foto: Reprodução) Bloqueio no Terminal Parque Dom Pedro
Sindicalistas estão esvaziaram pneus de ônibus e impedindo a saída de coletivos do Terminal Parque Dom Pedro, na região central de São Paulo, na manhã desta quinta-feira (12).
De acordo com relatos de passageiros e motoristas, um ônibus também foi colocado na saída do terminal para bloquear a circulação dos coletivos.
Houve um princípio de confusão, e equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) foram acionadas e tentavam negociar a liberação da saída.
Procurada, a SPTrans ainda não se manifestou sobre o motivo da ação. A empresa afirmou, no entanto, que 52 linhas de ônibus foram afetadas no terminal.
Ônibus estão tendo os pneus esvaziados no Terminal do Parque Dom Pedro II, no Centro de SP, e impedindo a saída dos coletivos.
Montagem/g1/Reprodução/TV Globo
Em nota intitulada “Comunicado Urgente”, o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SMTTRUSP) afirmou que repudia os atos ocorridos na manhã desta quinta-feira no terminal.
Segundo a direção do sindicato, a ação foi “orquestrada por um grupo de oposição, denominado ‘Oposição e Luta’, encabeçado pelo candidato apelidado de Preguinho”, e teria como objetivo tumultuar o processo eleitoral da entidade, marcado para os dias 10 e 11 de março.
A nota diz ainda que o sindicato não compactua com “atos vis, arbitrários e violentos, que prejudicam os trabalhadores e os usuários do transporte por ônibus da capital”, e defende a apuração dos fatos e a punição dos responsáveis por parte dos órgãos de segurança pública.
A diretoria do Sindmotoristas encerra o comunicado reiterando o pedido de investigação rigorosa.