Hospital Veterinário Municipal 'Cão Mayke' é autuado por irregularidades e falta de registro em Sorocaba
28/01/2026
(Foto: Reprodução) Hospital Veterinário 'Cão Mayke' é autuado por irregularidades e falta de registro
O Hospital Veterinário Municipal "Cão Mayke" foi autuado por irregularidades e falta de registro em Sorocaba (SP). A informação foi divulgada pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).
Segundo o CRMV-SP, a unidade foi autuada após uma fiscalização realizada pelo Conselho em 19 de janeiro. A Vigilância Sanitária também fez uma vistoria no local.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
As inspeções identificaram irregularidades administrativas, estruturais e sanitárias que comprometem o funcionamento adequado do hospital.
Uma das principais irregularidades encontradas pelas equipes foi a ausência de um CNPJ próprio para realização das atividades, além de problemas na organização de ambientes essenciais, ausência de protocolos obrigatórios e armazenamento inadequado de medicamentos, alimentos e materiais biológicos.
O CRMV-SP também informou que o hospital sofre com a falta de aquecimento para pacientes em recuperação, uso de torneiras de acionamento manual em salas cirúrgicas, descarte incorreto de resíduos e inexistência do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), além da ausência de controle diário de temperatura em áreas críticas, como laboratório e sala de esterilização.
Hospital Veterinário Municipal 'Cão Mayke' foi autuado por irregularidades e falta de registro em Sorocaba
CRMV-SP/Reprodução
Além dos prejuízos ao atendimento, o conselho informou que a situação também atingiu veterinários, que relataram atraso no pagamento dos salários, devido à falta de repasse da prefeitura à Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa), entidade terceirizada responsável pela gestão do hospital.
O hospital tem 30 dias para corrigir as irregularidades e o o conselho vai acompanhar o processo de regularização de forma remota.
A TV TEM questionou a prefeitura sobre o ocorrido, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Em nota, a Anclivepa confirmou que foi intimada a corrigir os apontamentos feitos pela equipe do CRMV-SP.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM