Estudante que reza terço todo dia e foi aprovado 4 vezes vai cursar medicina na USP: 'cordão umbilical se rompe'
10/02/2026
(Foto: Reprodução) Estudante comemora aprovação em medicina com freiras em convento: 'ganhei flores'
O estudante Gustavo Medeiros, de 18 anos, que reza o terço todos os dias e foi aprovado em quatro universidades, vai cursar medicina na Universidade de São Paulo (USP). Ele acertou 175 de 180 questões no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Gustavo contou ao g1 que escolheu a USP entre as opções que tinha e vai se mudar para São Paulo (SP) ainda em fevereiro. O jovem nasceu e mora em Teresina (PI).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
"É um cordão umbilical que se rompe, então não deixa de mexer com o meu emocional e com o da minha família. Eu vou com muita alegria de qualquer forma e agradecido com essa oportunidade que o Senhor me deu", afirmou o estudante.
Gustavo também foi aprovado na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A quarta e mais recente aprovação foi na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em que passou em sétimo lugar.
"Foi algo inesperado passar em todas, realmente. Eu fiz essa grande quantidade de vestibulares e participei desses processos seletivos pra ver se eu conseguia passar em pelo menos uma. Então fiz para não dizer que eu não tentei, são universidades muito boas", comentou.
Rotina de fé e estudo
O estudante explicou que a preparação para o Enem foi marcada por disciplina e desgaste físico e emocional. Durante o terceiro ano do ensino médio, ele manteve uma rotina diária de estudos que variava entre cinco e seis horas por dia, além do período em sala de aula.
Gustavo destacou ainda a importância da fé no processo da preparação. Todos os dias ele reservava um tempo para rezar, especialmente o terço, o que, segundo ele, ajudou a manter a calma diante do nervosismo e da ansiedade que marcam o período de preparação para o exame.
"Uma coisa que me ajudou muito, tanto para me relaxar no momento que eu estava muito tenso, quanto para me dar um conforto é que eu rezava o terço todo dia. Eu tirava esse tempo para me concentrar e conseguir lidar com todas as coisas que estavam acontecendo", relatou.
Segundo o jovem, um dos propósitos dele para o ano final do ensino médio foi se preparar para a universidade sem se afastar da religião.
"Alguns entendem que a fé deve ser deixada de lado em momentos de estudo mais intenso, mas digo que isso não é verdade. Mais do que nunca, é a fé que vai te sustentar e botar nos eixos", ressaltou.
Ele deu uma dica para quem é religioso e vai tentar o Enem ou outros vestibulares em 2026. "Façam a parte de vocês e confiem em Deus: todo o resto é obra dele. Mas esperem de maneira ativa, não ociosa; afinal, a resposta não vai cair do céu", completou.
Estudante que reza terço todo dia e foi aprovado 4 vezes vai cursar medicina na USP
Arquivo pessoal/Gustavo Medeiros
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube