Metrô abre no domingo para facilitar transporte de eleitores no 1º turno das eleições municipais no Grande Recife
01/10/2024
No próximo dia 6 de outubro, trens circulam das 5h às 23h. Operação está suspensa neste dia da semana desde 1º de setembro, para a realização de manutenções nas linhas Centro e Sul. Vagão de trem do metrô do Recife (arquivo)
Elvys Lopes/TV Globo
O Metrô do Recife vai funcionar no próximo domingo (6), quando acontece o primeiro turno das eleições municipais no Brasil, para transportar as pessoas que vão votar. A operação acontece das 5h às 23h, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Em média, o Metrô do Recife transporta 48 mil pessoas aos domingos.
Para funcionar neste dia, a CBTU vai suspender a obra de manutenção corretiva nas linhas Centro e Sul – que está sendo realizada desde 1º de setembro, neste dia da semana.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Quando a obra foi anunciada, a CBTU informou que devido à complexidade do serviço, a suspensão das atividades aos domingos era necessária – pois o horário noturno, da 0h às 4h, é muito curto para realizar o trabalho. Nos domingos sem metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou as linhas de ônibus que circulam na Região Metropolitana.
O sistema metroviário da cidade tem enfrentado problemas recorrentes, que vão desde falhas nas redes elétricas até explosões em geradores e rompimento de fios.
Os serviços estão sendo feitos nos trilhos e em outros sistemas das linhas eletrificadas do metrô. Ao todo, o sistema de metrô da capital pernambucana tem 36 estações de trens e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), além das interligações a terminais de ônibus.
São 12 estações na Linha Sul, que vai da Estação Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, até a Estação Central do Recife.
Já a Linha Centro tem 18 estações em dois ramais (Camaragibe e Jaboatão), finalizando na Estação Central do Recife, no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana.
Mapa das estações e linhas do Metrô do Recife
Reprodução/CBTU
Investimentos do governo federal
A CBTU informou ao g1 que essa manutenção não é um das intervenções previstas com os recursos de R$ 136 milhões anunciados pelo ministro da Cidades, Jader Filho, no dia 2 de julho, em agenda no Recife com a presença do presidente Lula (PT).
Essa verba, que será liberada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Sustentáveis e Resilientes, vai ser usada para os seguintes serviços:
Modernização de três subestações de energia;
Substituição de 9,5 quilômetros de rede aérea;
Aquisição de três máquinas especiais para manutenção de via;
Requalificação dos subsistemas de segurança e refrigeração dos trens da frota e de dez motores de tração e 30 truques de VLTs;
Melhoria das cobertas de quatro estações da Linha Centro;
Modernização do sistema de sonorização das estações.
Grande Recife reforça frotas de ônibus e ativa linhas especiais para domingos sem Metrô do Recife (arquivo)
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias